IV Seminário Barcos - crédito Nathália Lugão (54)

Projeto Grael dá início ao IV Seminário Barcos como Instrumento de Educação

O evento acontece de forma presencial até sexta-feira (21) em Niterói

O IV Seminário Barcos como Instrumento de Educação reuniu especialistas e entusiastas da navegação e da educação em seu primeiro dia de encontro, que teve início na última segunda-feira (17). O evento gratuito está sendo realizado de forma presencial na sede do Projeto Grael em Niterói e contou com a presença do velejador e medalhista Lars Grael, além de uma mesa de debate composta por Thuane Sendreti, do Instituto Náutico de Paraty, e Silvio Bello, do Instituto Navega São Paulo. 

Em sua palestra de abertura, Lars Grael compartilhou sua experiência como velejador e sua trajetória de vida. Além disso, o medalhista abordou as atividades desenvolvidas pelo Projeto Grael ao longo dos últimos 25 anos, destacando a importância de democratizar o acesso à navegação e à vela.

“A quarta edição do Seminário Barcos consolida-se como um evento nacional de troca de experiências, no qual não apenas o Projeto Grael apresenta suas realizações, já que ele foi o precursor desse processo, mas também permite que outros núcleos no Brasil, atualmente consolidados, apresente suas formas de aprendizado, com acertos e erros. A troca de experiências promovida é muito importante, e este é um evento gratuito” relatou Lars Grael.

Na mesa de debate realizada na segunda parte do encontro, Thuane e Silvio apresentaram possibilidades e desafios de utilizar a navegação como instrumento de educação. Durante o evento, os profissionais também abordaram temas como a importância da preservação do meio ambiente e as atividades que desenvolvem.

O IV Seminário Barcos como Instrumento de Educação, promovido pelo Projeto Grael, acontece até o dia 21 de julho, com atividades programadas das 8h às 12h e das 13h às 17h, que inclui palestras, mesas de debate e oficinas práticas. O evento reúne estudantes e professores de educação física, professores de modalidades náuticas, líderes comunitários envolvidos com esportes náuticos e demais interessados no universo do esporte como instrumentos de aprendizado.

Programação:
18/7
Manhã: 8h às 12h – O ensino náutico no Projeto Grael – Metodologia Bons Ventos; (atividade prática – canoagem)
Tarde: 13h às 17h – Vida esportiva de alto rendimento e os desafios profissionais – Palestrante: Isabel Swan.

19/7
Manhã: 08h às 12h – Canoagem Va’a: Segurança e Orientação Náutica – (atividade prática). Palestrante: Douglas Moura;
Tarde: 13h às 17h – Vela de Rendimento com olhar para a base – Palestrante: Juan Sienra – CBVela

20/7
Manhã: 8h às 12h – Formação esportiva – um olhar pedagógico para os esportes na natureza – Palestrante: Vinicius Brasil
Tarde: 13h às 17h – Clínica de Windsurf (atividade prática) – Christina Mattoso Maia, Juliana Aguiar e Geomar Jesus Senra

21/7
Manhã: 8h às 12h – Esporte e Direitos Humanos – Vinícius Calixto
Tarde: 13h às 17h – O ensino náutico no Projeto Grael – metodologia Bons Ventos (atividade prática – vela).

Comments are closed.