Projeto Grael e Petrobras iniciam parceria para a inclusão social de crianças e adolescentes

A Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, inicia a parceria com o Instituto Rumo Náutico e irá apoiar o Projeto Grael – Mar de Oportunidades. Com o investimento de R$ 3,8 milhões e apoiado via Lei de Incentivo ao Esporte e a Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o projeto atenderá, nos próximos dois anos, mais de 600 crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis de Niterói, São Gonçalo e Maricá.

“Na Petrobras, acreditamos que o esporte é uma ferramenta potente de inclusão social quando associado a atividades de educação e formação profissional. Por meio desse projeto, as crianças e adolescentes desenvolverão competências de trabalho em equipe, disciplina, importância da inclusão de pessoas com deficiência e ainda contarão com atividades de educação ambiental, além da prática esportiva em si e das oficinas profissionalizantes para jovens. Com o início dessa parceria, contribuiremos para o desenvolvimento destes pequenos cidadãos, dando oportunidades e proporcionando a chance de um novo aprendizado”, diz Marcela Levigard, Gerente de Projetos Sociais da Petrobras.

Para começar, o Projeto Grael está com as inscrições abertas para 15 turmas do primeiro semestre: natação, vela, canoagem e oficinas profissionalizantes de carpintaria, mecânica e eletroeletrônica com foco em energia solar. Ao todo, serão selecionados 190 alunos em situação de vulnerabilidade social, entre 9 e 29 anos. O início das aulas está previsto para dia 21 de março e acontecerão na sede do Instituto Náutico, em Niterói. Os interessados devem conferir os requisitos e documentos necessários para a inscrição no site www.projetograel.org.br.

“Com a parceria, conseguiremos ampliar o número de crianças e adolescentes atendidos. Estar entre os projetos sociais apoiados pela Petrobras representa uma chancela pelo reconhecimento de anos de trabalho, pois conhecemos a seriedade da seleção e do trabalho desenvolvido pela companhia”, afirma Joanna Dutra, gerente executiva do Instituto Rumo Náutico.

Ao longo do ano, novas atividades serão oferecidas. Todas divididas em três pilares: esporte educacional, iniciação profissionalizante e meio ambiente. Em esportes, por exemplo, estão previstas, por semestre turmas de natação, de vela (básico e avançado) e canoagem.

Para os jovens de 18 a 29 anos, visando à capacitação profissional e à geração de oportunidade de renda, serão oferecidas oficinas voltadas para o setor náutico como carpintaria, mecânica e eletroeletrônica. “Este setor mantem um amplo e diversificado mercado direto e indireto, com alta demanda de profissionais capacitados, mas com deficiência de cursos de capacitação específica. A missão do Projeto é promover o acesso aos esportes náuticos como instrumentos de educação, de estímulo à profissionalização, de construção da cidadania e de inclusão social”, acrescenta Joanna.

Já em Meio Ambiente, o foco será a Baía de Guanabara e serão oferecidas atividades educativas com os moradores, escolas e creches da região, como oficinas sobre lixo flutuante e de reciclagem, rodas de conversas, ações de limpeza das Praias de Jurujuba etc.
 
Sobre o Projeto Grael

Fundado em 1998 pelos medalhistas olímpicos Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira, o Projeto Grael é uma organização não–governamental (ONG) que tem como objetivo democratizar o acesso de jovens à prática do esporte da vela e, dessa forma, contribuir para a transformação social na vida dos seus beneficiários.

Desde a sua fundação, anualmente cerca de 700 jovens e crianças da rede pública de ensino, entre nove e 29 anos, estão sendo educados por meio da vela, natação e canoagem e preparadas para o mercado de trabalho. Além do esporte educacional, a partir dos 18 anos, os jovens passam a frequentar as oficinas náuticas – Capotaria, Carpintaria, Fibra de vidro, Mecânica de motor diesel, Mecânica de motor de popa e Instalações eletroeletrônicas para barcos. A instituição também disponibiliza biblioteca, aulas de educação ambiental e Inclusão digital aos alunos, além de aulas de marcenaria para crianças. Tudo gratuito.
 
Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras apoia soluções socioambientais em temas relevantes para a indústria de óleo e gás e para os territórios onde atua, em todo o país, através de parcerias com organizações da sociedade civil. São apoiadas iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda; para o preparo para o exercício da cidadania; para o atendimento de crianças e adolescentes; para a conservação da biodiversidade costeira e marinha; e para a recuperação de florestas e áreas naturais, entre outras.

As matriculas para participar do projeto “mar de oportunidades “estão abertas com vagas em todas as turmas, com início das aulas ainda esse mês.

Maiores informações acesse: https://linktr.ee/projetograel

Tags: No tags

Comments are closed.