Evento social espera cerca de 300 pessoas e tem confirmada a presença de Lars e Torben Grael
O Projeto Grael realiza, neste sábado (11), uma regata comemorativa gratuita marcando seus 25 anos de dedicação, superação e transformação na vida de milhares de jovens. O evento terá base em terra na sede do Projeto Grael, no bairro de Jurujuba, em Niterói, e começa às 8h com a competição de canoa OC6.
Dentro da programação do evento, está marcado para às 12h o início da regata festiva dos 25 anos do Projeto Grael, que tem como competidores os velejadores e fundadores da instituição, Lars e o Torben Grael. Além dos irmãos, os alunos do Projeto Grael e outros nomes conhecidos na vela brasileira também irão correr a regata.
“Chegar aos 25 anos do Projeto Grael é um marco incrível repleto de histórias de dedicação e superação. Ver os velejadores, desde os fundadores até os alunos atuais participando desta festividade é testemunhar o impacto que o projeto tem na vida de tantos jovens. A vela é mais que um esporte, é uma ferramenta de transformação e esses 25 anos são a celebração desta jornada”, contou o velejador brasileiro Torben Grael.
Os velejadores elegíveis que desejam participar devem se inscrever até às 11h do dia 11 de novembro através do formulário: https://forms.gle/R3ciFzUNBfEDTNQy6. Já para o campeonato de canoa, as inscrições acontecem até às 23h59 da sexta-feira (10) no formulário: https://forms.gle/aNWYDn4jNdAiyZqW7.
O Projeto Grael foi fundado em 1998, na Praia de Charitas, pelos medalhistas olímpicos Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira, com o objetivo de democratizar o esporte à vela, proporcionando oportunidades e mudanças positivas na vida de crianças e jovens.
Dentro desses 25 anos, mais de 20 mil já foram beneficiados e, anualmente, cerca de 1000 alunos provenientes da rede pública de ensino, com idade entre 9 e 29 anos, têm a chance de participar das atividades esportivas e educacionais oferecidas pela instituição.
É importante ressaltar que grandes nomes da vela brasileira são ex-alunos do Projeto Grael, como Gilcimar Percílio e Alisson Santiago. Além deles, Demóstenes Queiroz, instrutor de vela do Projeto Grael e campeão brasileiro 2022 da classe Ranger 22.
Além dos esportes náuticos, os educandos têm a chance de aprender com as oficinas náuticas, que vão desde a capotaria até instalações eletroeletrônicas para barcos, proporcionando uma base para a carreira no setor marítimo. Até o momento, mais de 5 mil jovens já foram inseridos no mercado de trabalho.
Serviço:
8h – Competição de Canoa OC6
12h – Regata 25 anos do Projeto Grael
17h – Cerimônia de Premiação
Local: Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói.