FAÇA UMA DOAÇÃO
Programa esportivo 2019-11-06T14:01:16+00:00

PROGRAMA ESPORTIVO

Esportes Náuticos – Educando através da Vela

A Iniciação Esportiva é a porta de entrada para os alunos do Projeto Grael. A Vela e a Canoagem são nossas principais modalidades, já que oferecem um grande potencial educativo e de suporte na formação geral do jovem.

Através de aulas lúdicas, teóricas e práticas, os cursos são direcionados para tornar os esportes náuticos mais acessíveis e motivar o prazer em suas práticas, desenvolvendo nas crianças e jovens habilidades sociais, emocionais, cognitivas e motoras, como o equilíbrio, a força, a agilidade, a autoconfiança, a disciplina, a liderança, o respeito à natureza, a concentração e a percepção do meio, entre outras.

O curso de Natação é desenvolvido para atender os alunos que ainda não sabem nadar e, por isso, não podem entrar nos barcos. O foco primordial é a segurança das crianças e jovens, especialmente o momento que ingressarem nas aulas de Vela e Canoagem.

O curso atende a todas as faixas etárias do Projeto Grael promovendo a adaptação e segurança na água, proporcionando também aprendizados como: a respiração, a imersão, a flutuação e a propulsão. Ao final do curso, os alunos aprovados podem se matricular nas aulas de Vela e Canoagem.

Além disso, os alunos da natação também podem fazer uma aula semanal de informática (opcional).

 

Dividido entre Básico I, II, III, e Avançado I e II, o curso atende crianças entre 9 e 15 anos, e tem o objetivo de apresentar a Vela aos alunos e despertar o interesse pela prática do esporte, assim como desenvolver qualidade nos gestos e na percepção náutica, além de introduzí-los às regras de regatas.

   

São nestes módulos (divididos entre Básico I, II, III, e Avançado I e II) que crianças e adolescentes com idade entre 12 e 15 anos iniciam suas práticas de Vela no Projeto Grael. Os objetivos permanecem os mesmos dos cursos de Optimist, que são tornar a Vela um esporte para todos e motivar o prazer em velejar, desenvolvendo o trabalho em equipe e as habilidades motoras, sociais e cognitivas. É durante o Avançado que as habilidades técnicas começam a ser desenvolvidas com mais qualidade nos gestos e na percepção náutica, além da introdução às regras de regatas.

  

Este é o curso dirigido aos alunos que já concluíram os módulos Básico e Avançado, com interesse em participar e representar o Projeto Grael em competições locais, regionais e nacionais nas classes Optimist ou Dingue.

  

Os cursos de canoagem (Básico e Avançado) buscam promover o desenvolvimento do esporte para todos e despertar o prazer pela modalidade, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas, intelectuais e de socialização. Atende a todas as faixas etárias do Projeto Grael (9 a 29 anos).